A Drogaria Minas-Brasil é a primeira Rede do Norte de Minas a comercializar o fármaco à base de canabidiol. O produto pode ser adquirido apenas com receita médica de controle especial.

Após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em abril deste ano, o produto pode ser comprado diretamente em algumas filiais ou sob encomenda.

Para adquirir o produto, é imprescindível a receita médica de controle especial, pois se trata de um fitofármaco com concentração de THC(Tetra-hidrocanabinol)de até 0,2%.

Princípio ativo
O canabidiol, ou CBD, é uma substância química presente na planta Cannabis sativa. A solução oral de canabidiol(CBD)é um produto classificado como fitofármaco, isto é, produzido a partir de matéria-prima natural e sem alteração. Ele não é psicoativo, como o Tetra-hidrocanabinol(THC), também presente na planta.

Para que serve
O medicamento, fabricado pelo laboratório Prati- Donnaduzzi, é indicado para casos muito específicos, e hoje é usado principalmente para tratar a epilepsia refratária infantil. Alguns estudos também apontam que o CBD tem se mostrado efetivo para o tratamento de algumas síndromes epilépticas graves, como a de Dravet e a de Lennox-Gastaut, que geralmente não respondem aos remédios convencionais. Existe a indicação também para dores neuropáticas, náuseas decorrentes de quimioterapia, sintomas de autismo, agitação noturna em pacientes com demência e espasmos decorrentes da esclerose múltipla. Para o diretor executivo e farmacêutico, Leandro Ivan Paixão Guedes, a inclusão do canabidiol entre os medicamentos disponíveis é um ganho para os clientes que necessitam de tratamento com a prescrição deste fármaco. “Nossa expectativa é ajudar na qualidade de vida dos usuários, considerando as pesquisas que indicam uma evolução positiva após o uso”, ressalta o diretor.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: Larissa Teixeira - Gerente de Marketing